Em uma noite de muita emoção o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) reuniu personalidades brasileiras ligadas pela excelência e generosidade que fazem jus aos títulos de Honoris Causa entregues nesta quarta-feira (6) no auditório do Ciesa, em Manaus. Entre os homenageados estavam o chanceler Edson Queiroz (in memoriam), fundador da Universidade de Fortaleza, o jornalista e empresário Phelippe Daou (in memoriam) e o professor Edson Pinheiro Franco, da Universidade da Amazônia (Unama).

Sem esconder a emoção, a filha e Presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, recebeu o título Honoris Causa, em lugar do pai, já falecido: “Estou emocionada. É a primeira vez que recebo um título em nome do meu pai. Assumi a presidência há dois anos e estou muito emocionada. Eu estou me sentindo muito grata. Eu agradeço a todos pela presença nessa homenagem é assim como o meu pai, que o Dr. Luiz Antônio foi contagiado e teve esse idealismo” disse.

O empresário do ramo de comunicação, Phelippe Daou Júnior, recebeu a honraria e relembrou o legado do pai diante do título in memorian:  “Meu pai nunca trabalhou com a construção civil, porém construiu muitas pontes reais e as principais que foram entre o coração das pessoas, isso foi fundamental na vida dele que não construiu absolutamente nada sozinho” disse.

O terceiro homenageado da noite foi o professor e ex-reitor da Unama, Edson Pinheiro Franco, a quem o pró-reitor de extensão do Ciesa, André Corrêa dedicou um discurso afetuoso: “Eu o conheço desde criança e guardei daí o espírito empreendedor que me motivou a abrir uma faculdade na Amazônia”, afirmou.

Novidade

Durante a cerimônia, o Reitor do Ciesa, Luiz Antônio Corrêa, aproveitou para anunciar o próximo Mestrado e Doutorado Interinstitucional para a área de Tecnologia da Informação, e reforçou em seu discurso a defesa por uma formação humanística ampla com desenvolvimento de habilidades e mais espaço para políticas educacionais no Brasil.

Parceria acadêmica

A parceria entre Ciesa e Unifor teve início em 2016, apenas com o doutorado em Direito Constitucional. Dois anos depois, foi aberta no Ciesa a primeira turma do mestrado em Direito. Já a turma de doutorado em Administração teve início em março de 2019. Até o momento, quatro alunos já concluíram o doutorado em Direito.