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Avaliação Institucional

Pedagogia

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Pedagogia

Duração: 4 anos
Carga horária total: 3.404
Turno de funcionamento:  Matutino e Noturno
Regime de matricula: Anual
Verificando o espaço do Curso de Pedagogia identifiquei que algumas
informações do curso não se encontra .Desta forma estou enviando para
enriquecer a consulta do navegador on line.
OpOrtunamente gostaria se possível,inserir o número de consulta do
Lattes da coordenação :CV.http://lattes.cnpq.br/600406679241.7387

 

     O Curso de Licenciatura em Pedagogia apresentado,faz parte do contexto de implantação, criação e expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão do CIESA – Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, é uma  instituição educacional, conforme consta no (PDI), com funcionamento de cursos em nível de Graduação,Tecnológico,Seqüenciais e Pós-Graduação que  tem por  finalidade  se tornar um centro referencial das discussões dos problemas da Amazônia e das soluções exigidas pela sociedade, com o compromisso político-educacional  de assumir, por meio do ensino, da pesquisa e extensão, e nas ações junto à sociedade, reconhecendo que sua concepção institucional somente se completa à medida que dá ênfase à contemplação da própria região, e percebe  a necessidade de preservação das riquezas regionais, na razão em que favoreça o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O Curso de Pedagogia, proposto pelo CIESA, propõe formar profissionais  habilitados para atuar no magistério na educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos curso de Ensino Médio,de educação profissional,e na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos os conhecimentos pedagógicos conforme artigo  02 da Resolução do CNE/CP nº1 (maio/2006)

Em 15 de setembro de 2006, o curso de Pedagogia do CIESA foi autorizado pela resolução do CONSUN  Nº 017/2006, e em 01  de fevereiro 2007 iniciou-se a primeira turma .O curso foi avaliado in loco em julho 2011 sendo reconhecido, ao final do ano de 2011  com CONCEITO FINAL  4 e expedido o ato autorizativo em Portaria Ministerial nº 446 de 11 de novembro 2011 e publicada no D.O.U nº 211 de 03/11/2011.

            O Curso de Licenciatura emPedagogia  forma pedagogos com ênfase nas áreas de Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e de Gestão Educacional, em consonância com as diretrizes nacionais propostas pelo art. 2º da Resolução do CNE/CP nº1 (maio/2006), promove a formação de pedagogo que poderá atuar na docência, na organização e gestão de instituições e projetos educativos e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares, a partir de abordagens interdisciplinares sobre o fenômeno educacional, sobre seus fundamentos histórico-culturais, políticos, sociais e ambientais, considerando que as funções docentes,também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução,coordenação,acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de Educação.     

O Curso de licenciatura em Pedagogia através da proposta de melhorias, direciona a ação curricular de interdisciplinaridade e transversalidade procurando inserir em suas práticas pedagógicas a perspectiva de educação ambiental e étnico racial como um dos eixos norteadores para construção de significados que possam levar à superação do atual contexto sócio histórico, de degradação,  exploração e discriminação racial.

Os docentes competentes e comprometidos com a realidade social buscam o domínio do saber cultural que incluem as categorias da Multiculturalidade e Interculturalidade para que possam contextualizar com segurança e espírito crítico os conteúdos específicos das disciplinas que lecionam, tendo uma visão dialética e contextual da educação.

A Multiculturalidade se faz presente quando falamos de uma sociedade em que convivem culturas diferentes de forma respeitosa, tolerante, em um plano de igualdade e assumindo as diferenças existentes.Os estudos se direcionam para  trabalhar  as práticas educativas possibilitando o conhecimento das culturas, o reconhecimento, respeito, interação das mesmas, etc., e evitar os fenômenos de exclusão social, propondo vias de trabalho que incluam a multiculturalidade e a interculturalidade que respondam as necessidades das culturas que convivem e que as interrelações contribuam para valores de respeito, da não discriminação, de igualdade de oportunidades e outras questões.

O curso de Licenciatura em Pedagogia do CIESA fundamenta na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, priorizando, a partir desta articulação, a formação de pedagogos capazes de atuar na área de educação e nos processos de transformação social, com o potencial de enfrentar as problemáticas do mundo contemporâneo, e com foco na construção de sociedades sustentáveis.

Coordenação do Curso

Painel com a mensagem Paulo Freire

Matriz Curricular

1º ao 4º ano

Informativos

 

2010

Informativo número 4 - 2010  A BUSCA E O INTERESSE DOS NOSSOS ALUNOS PELA BRINQUEDOTECA

Informativo número 4/2 - 2010  A BUSCA E O INTERESSE DOS NOSSOS ALUNOS PELA BRINQUEDOTECA
Informativo número 5 - 2010  II SEMANA DE PEDAGOGIA INCLUSÃO, EXCLUSÃO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.
Informativo número 6 - 2010  CINE-FÓRUM-O OLHAR CONTEMPORÂNEO SOB AS CONCEPÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO.
Informativo número 7 - 2010  APRENDENDO CIDADANIA COM SOLIDARIEDADE! ATIVIDADES COM NOSSOS DOCENTES

2009

Informativo número 2 - 2009  PRIMEIRA SEMANA DE PEDAGOGIA

Periódicos Pedagogia

Revista Ciência  e Cognição

Instituto de Ciências Cognitivas (ICC) - UFRJ

Revista Brasileira de Educação

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd

Revista Diálogo Educacional

Programa de Pós-Graduação de Educação - PUC-PR

Eccos Revista Científica

Universidade Nove de Julho – Uninove

Revista Lusófona de Educação

Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) - Instituto de Educação da Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Rbep

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep

Instituto Nacional

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –Inep

Coleções e Publicações

Coleção Lourenço Filho

Reedita os livros do educador, escritor e primeiro diretor do Inep e também obras sobre sua trajetória.

Coleção Paschoal Lemme

Reúne as memórias e reflexões do educador e colaborador do Inep

Estudo Analítico Comparativo do Sistema Educacional do Mercosul (2001-2005)

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – Inep

Identidade fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira: 1993-2005

Renísia Cristina Garcia

Teorias e práticas de letramento

Lia Scholze, Tania M. K. Rösing (Org.)

Escola de gestores da educação básica: relato de uma experiência

Lia Scholze, Fernando José de Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (Org.)

Instantes & memória na história da educação

Nicanor Palhares Sá, Elizabeth Madureira Siqueira, Rosinete Maria dos Reis (Org.)

A educação no Brasil rural

Alvana Maria Bof (Org.); Carlos Eduardo Moreno Sampaio,[ et. al.]

Fundeb: avanços na universalização da educação básica

Maria José Rocha Lima, Vital Didonet (Org.)

Economia solidária e educação de jovens e adultos

Sonia M. Portella Kruppa (Org.)

Os desafios do Plano Nacional de Educação

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep

Educação e Ações Afirmativas: entre a injustiça simbólica e injustiça econômica

Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva, Valter Roberto Silvério (Org.)

Educação para o século XXI: o desafio da qualidade e da eqüidade

Maria Helena Guimarães de Castro