O CIESA é uma instituição de direito privado, mantido pela Sociedade Amazonense de Educação e Cultura (SAMEC), uma sociedade civil com fins lucrativos. Criado em 1986, a partir da autorização de funcionamento dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, o CIESA foi recredenciado como centro universitário por meio da Portaria MEC n.º 346, de 05 de maio de 2016.

Com a missão de “Educar com qualidade, visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia ocidental e ao bem-estar social”, criou em 2012 sua Editora Universitária para divulgação científica e atualmente goza de autonomia acadêmica e didático-científica, administrativa e disciplinar, bem como de gestão financeira, dentro dos limites que lhe são fixados pela legislação vigente, pelo seu Estatuto e pelo seu regimento.

VISÃO DO CIESA

Ser reconhecido como um centro universitário de referência regional pelo (a):

  • Qualidade do ensino e compromisso do corpo docente;
  • Consolidação de competências institucionais para o desenvolvimento de linhas de pesquisa;
  • Responsabilidade social com o seu entorno;
  • Qualidade e excelência da gestão acadêmica e administrativa;
  • Profundo comprometimento ético-social de inclusão;
  • Compromisso com o conhecimento das tecnologias por meio de processos de cooperação e parceria com o mundo do trabalho;
  • Desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • Procedimentos gerenciais contemporâneos na busca de um resultado coletivo;
  • Discussão dos problemas da Amazônia e da sociedade do país, da região, de suas instituições e do seu povo;
  • Busca contínua da melhoria dos serviços oferecidos para a satisfação da sociedade.

MODELO EDUCACIONAL

O CIESA, com propósitos voltados a uma inegável consciência amazônica e acreditando na inteligência da juventude, impulsionando seus anseios vocacionais, sustenta-se em três pilares: Qualidade, Organização e informação.

A Qualidade que serve para orientar, avaliar e retroalimentar sistematicamente as suas ações. A Organização que, marcada pela qualidade de ensino, vem administrando com modernidade, levando em conta procedimentos gerenciais contemporâneos na busca de um resultado coletivo que premie a excelência acadêmica, e a Informação que, fundamentando a adoção de decisões estratégicas para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, abre espaço para a discussão dos problemas da Amazônia e do País. Este é o compromisso político, público e social e a base do modelo educacional que esta IES vem assumindo no Estado do Amazonas.