Sobre o Curso

O curso de Relações Públicas visa formar profissionais com visão estratégica, com foco nos negócios, na responsabilidade social e na elaboração de políticas de relacionamento entre as organizações e seus públicos. Para isso, sua matriz curricular prevê conhecimentos teóricos e práticos que serão utilizados criticamente pelos futuros profissionais.
Muito mais que a aplicação de técnicas e instrumentos de comunicação, no século XXI, as Relações Públicas desenvolvem estratégias criativas de comunicação que afetam diretamente a vida e a dinâmica negocial das organizações, colaborando para a criação da identidade, da reputação e da imagem coorporativa.

  • Grau: Bacharelado
  • Turnos Oferecidos: Matutino(50 vagas) e Noturno(50 vagas)
  • Duração: 4 anos

Avaliação

ENADE CPC CC
4 (2016)

Áreas de Atuação

O bacharel em Relações Públicas atuará como articulador de políticas de comunicação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Entre estas também podemos citar aquelas ditas organizações de mídia (emissoras de rádio, TV, mídia impressa, mídias digitais), consultorias, assessorias, ouvidorias.

Em sua atividade, planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa, atuando na gestão do relacionamento das organizações com seus públicos. Planeja e organiza eventos de diferentes naturezas, promovendo ações para a construção da imagem e de identidade das organizações. Elabora políticas, projetos e programas específicos de comunicação para as diversas organizações, grupos e movimentos da sociedade civil. Em sua atuação, deve respeitar os fundamentos éticos prescritos para a sua atividade profissional, a partir do reconhecimento das expectativas e demandas da sociedade em relação ao seu papel social e ao produto de sua atividade.

O bacharel em Relações Públicas pode atuar como pesquisador em Instituições de Ensino Superior; em empresas prestadoras de serviços; nas assessorias de comunicação de órgãos públicos e empresas privadas; em assessorias parlamentares; em organizações não governamentais e civis de interesse público; em organizações sociais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Perfil do Profissional

É um profissional ético, humanista, crítico e reflexivo, com as seguintes características pessoais:

I – capacidade acurada de análise conjuntural, de forma que se lide quantitativa e qualitativamente com dados estatísticos, econômicos e sociais, transformando-os em indicadores para a elaboração de políticas de comunicação;

II – percepção das dinâmicas socioculturais, tendo em vista interpretar as demandas dos diversos tipos de organizações e dos públicos;

III – compreensão das problemáticas contemporâneas, decorrentes da globalização, das tecnologias de informação e da comunicação e do desenvolvimento sustentável necessária ao planejamento de relações públicas;

IV – entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de  estabelecer visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos públicos;

V – capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão empreendedora.

Situação Legal

Reconhecimento pela Portaria nº 70 de 10/02/2017, publicada no D.O.U. nº 31 de 13/02/2017

Arquivos do Curso

Regulamento de TCC

PPC Relações Públicas

Guia Acadêmico RP

 

Disciplina Créditos C. H.
Antropologia Cultural 2 80
Evolução das Ideias Sociais 2 80
Filosofia Geral 2 80
Fundamentos e Teorias da Administração 2 80
Introdução, Teorias e Técnicas das Relações Públicas 4 160
Leitura e Produção de Texto 2 80
Metodologia da Pesquisa Científica 2 80
Teorias da Comunicação 4 160
Total de Créditos / Total Carga Horária 20 800
Disciplina Créditos C. H.
Cerimonial e Organização de Eventos 2 80
Comunicação Comunitária 2 80
Comunicação Digital e Novas Mídias 2 80
Comunicação Internacional 2 80
Criação e Redação para Meios Impressos e Eletrônicos 2 80
Oratória e Técnica de Apresentação em Público 2 80
Planejamento em Relações Públicas 2 80
PSICOLOGIA DA Comunicação 2 80
Técnica De Comunicação Dirigida 2 80
Teoria Política 2 80
Total De Créditos / Total Carga Horária 20 800
Disciplina Créditos C. H.
Assessoria e Consultoria de Comunicação 2 80
Comunicação Mercadológica 2 80
Estatística 2 80
Planejamento e Produção Gráfica 2 80
Pré-Projeto de Pesquisa em Comunicação 2 80
Técnica e Produção de Televisão e Audiovisual 4 160
Técnicas de Rádio 2 80
Teoria e Pesquisa de Opinião Pública 4 160
Total De Créditos / Total Carga Horária 20 800
Disciplina Créditos C. H.
Comunicação Organizacional 2 80
Gerenciamento de Crises 2 80
Laboratório de Relações Públicas 4 160
Legislação e Ética em Relações Públicas 4 160
Optativa 2 80
Relações Públicas e Responsabilidade Social 2 80
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 4 160
Total De Créditos / Total Carga Horária 20 800
Nome Titulação Regime
ANA MARIA SILVA DE LUCENA Doutora Integral
FLAVIA KARENINE SILVA DA PONTE Mestra Horista
JOÃO ALVES DE SOUZA FILHO Especialista Horista
LYVIA FABIANA MOUTINHO LYRA Especialista Integral
MARIA JOSÉ CAMPELO DOS SANTOS Especialista Integral
OSVALDO RIBEIRO Doutor Integral
RONALDO JOSÉ MICHILES Doutor Integral
SANDRA HELENA MORAES DOS REIS Mestre Horista
SÔNIA MARIA ZAMITH Mestre Parcial
TATIANE CAMPELO DA SILVA PALHARES Mestre Parcial

Professor Esp. Lyvia Fabiana Moutinho Lyra

Graduada em Comunicação Social Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (2003), MBA em Administração de Marketing pelo Centro Universitário Nilton Lins(2005), Doutoranda em Psicologia Social pela Universidad Argentina John F. Kennedy. É Coordenadora do Curso de Comunicação Social – Relações Públicas do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas CIESA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagens, Expressões Humanas, Mídia e Moda – MIMO. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização de Eventos, Marketing, Comunicação Dirigida e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhos com resenhas, análise de livros, comunicação e educação, comunicação e atendimento ao cliente, Planejamento em Relações Públicas e Produção e Promoção de Eventos.

E-mail:  coor_csocial@ciesa.br

Telefone: 3652-6637

Endereço: Rua: Pedro Dias Leme, 203 – Bairro Flores – CEP 69058-818 – Manaus- AM

Local: Bloco A. Próximo a Secretária.