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Biblioteca André Araújo

BibliotecaAndreAraujo

A Biblioteca está localizada no Bloco F do Campus do CIESA e está aberta de 2ª a 6ª, das 8:00h às 12:30h e de 13:30h às 21:30h. Venha nos conhecer!

 

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Blog: bibliotecaandrearaujo.wordpress.com

Tel: 3652-6615

O acervo da Biblioteca André Araújo está classificado e ordenado segundo a classificação prevista pela CDD(Classificação Décimal de Dewey). Para notação de autor é utilizada a tabela Cutter Sanborn e para a descrição dos materiais os parâmetros de Catalogação Anglo-Americano AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, 2. ed., revisão de 2002). Nosso acervo é tombado como patrimônio institucional e recebe registro de tombo manual e do sistema, sendo identificado com carimbo da Instituição e etiquetado com número de chamada no lombo.

A Biblioteca está automatizada através do Ciesa Educacional, um Sistema de Gestão Acadêmica com módulo Biblioteca, no qual o catálogo do acervo está disponível para consulta e é acessível por meio dos terminais de consulta no setor de Atendimento da Biblioteca, assim como em qualquer computador conectado à internet. As pesquisas podem ser feitas por autor, título e sub-título, tipo de documento, palavra-chave, Classificação e Cutter, e ano de publicação.

Nosso acervo é composto de livros, periódicos especializados, material audio-visual e trabalhos de conclusão de curso dos nossos alunos (TCC’s) abrangendo as grandes áreas do conhecimento. São 42.292 exemplares no acervo de livros e 18.810 títulos. Já os periódicos somam 9.939 fascículos e 225 títulos, tendo ainda 7 títulos de acesso eletrônico além das versões impressas.

A formação do acervo ocorre de acordo com recursos orçamentários alocados para compor as diferentes tipos de obras que disponibilizamos, tais como: livros, obras de referência, bibliografias, índices, catálogos, periódicos, trabalhos acadêmicos, folhetos, mapas, jornais, cd’s, dvd’s e outros materiais audiovisuais.

Buscando atender aos objetivos desta política, o acervo contempla os seguintes níveis de informação:

Nível Geral – Obras de consulta, literatura corrente e periódicos que forneçam informação geral e instrumental, tais como enciclopédias e dicionários gerais e especializados, manuais, anuários, diretórios, índices, abstracts, periódicos técnicos, e outros.

Nível de Ensino – Acervos que deem suporte ao processo de ensino-aprendizagem dos programas das disciplinas de formação profissional dos cursos, incluindo materiais bibliográficos como livros, periódicos e materiais audiovisuais.

Nível de Pesquisa e Extensão – Materiais com nível de profundidade capaz de apoiar os programas e projetos de pesquisa e extensão em nível de graduação e pós-graduação, tais como trabalhos de conclusão de curso, relatórios de pesquisa e extensão, monografias e dissertações.

Também orienta-se com base nas seguintes prioridades de aquisição:

Prioridade 1 - Bibliografia básica dos cursos de graduação e tecnológicos em fase de reconhecimento, implantação, credenciamento ou recredenciamento, na proporção determinada pelo MEC;

Prioridade 2 - Bibliografia complementar dos cursos de graduação e tecnológicos em fase de reconhecimento, implantação, credenciamento ou recredenciamento, sendo 2 exemplares de cada título;

Prioridade 3 – Assinaturas de periódicos, cujos títulos já fazem parte da lista básica, bem como assinatura de novos títulos conforme indicação das coordenações de cursos, sendo o mínimo de 3 títulos para cada curso, exceto o curso de Direito que obedece a proporção determinada pelo MEC;

Prioridade 4 - Obras de referência para todos os cursos, sendo 3 exemplares de cada título;

Prioridade 5 – Materiais audiovisuais para todos os cursos, sendo 1 exemplar de cada título.

A Biblioteca possui acervo centralizado e mantém sob sua supervisão e controle as áreas de Processamento Técnico, Circulação, Seleção, Aquisição e Serviços. O acervo tem a estrutura de acesso restrito aos colaboradores para retirada dos materiais. O empréstimo é facultado aos alunos, professores e funcionários do Ciesa.Institucionalmente está diretamente subordinada à Reitoria e tem por visão oferecer o pleno acesso aos seus serviços e produtos por meio de suportes atualizados e dinâmicos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, destinados não somente ao corpo docente e discente, como também à comunidade em geral.

Além dos serviços disponíveis no setor de atendimento, temos salas de estudo em grupo, salão de leitura com mesas e cabines individuais e cabines para obras audiovisuais. tudo com acesso adequado aos portadores de deficiência que utilizam nossos ambientes e serviços para lhes prestar o melhor atendimento.

Ocupamos uma área física total de, aproximadamente, 1.128,70 m², sendo 443,61m² destinados ao acervo e processamento técnico, e a área destinada aos usuários é de 685,09m², assim distribuídos:

INFRA-ESTRUTURA E INSTALAÇÕES FÍSICAS Área (m2)
Sala do Acervo: 114 estantes, sendo:
  • 87 estantes – acervo de livros;
  • 09 estantes – acervo de periódicos;
  • 14 estantes – acervo de monografias e TCC’s; e
  • 04 estantes – acervo de referência.
353,69m2
Salas de Estudo em Grupo:
  • 12 cabines coletivas, com 32 lugares.
95,85m2
Salão de Leitura:
  • 42 mesas, com 117 lugares;
  • 30 cabines, com 30 lugares.
  • 5 cabines de vídeo (DVD), com 5 lugares.
414,32m2

Administração e Processamento Técnico:

  • 3 salas

Setor de Atendimento (recepção):

  • 1 sala
89,92m2
Laboratório de Informática (apoio aos Cursos):
  • 20 cabines, com 20 lugares
53,55m2

WC Masculino:

  • 6 cabines.

WC Feminino:

  • 6 cabines.
51,3m2
Corredor / Área de circulação 70,07m2

MISSÃO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca tem como missão atender a necessidade de informação de seus usuários disponibilizando-lhes material bibliográfico através dos serviços de empréstimo local ou domiciliar. Além de acesso a base de dados via internet, sala de internet e ambiente climatizado para estudo em grupo e individual.

 

PÚBLICO ALVO

A Biblioteca do CIESA visa atender ao seu corpo discente, docentes e visitantes em geral que necessitem de informação científica.

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Download do plano.

 

NA BIBLIOTECA EVITE

  • Fazer Barulho;        falar
  • Comer;                   comer
  • Telefone Celular;    tel
  • Pé(s) na Cadeira.    pes

andrearaujo

 

A Biblioteca do CIESA foi batizada com o nome de André Araújo em homenagem ao saudoso homem público de grande importância para a sociedade amazonense de sua época, devido seus feitos nas áreas sociais, educacionais, políticas e jurisprudenciais, tendo ainda na atualidade frutos do seu trabalho na cidade de Manaus e interiores do imenso Estado do Amazonas por onde passou.

 

Para conhecer um pouco de sua história e consequentemente sua vida pública, destacamos parte do pronunciamento do Senador Jefferson Peres (AM) na plenária do Senado Federal em 19 de outubro de 1998, em alusão ao centenário de nascimento de André Vidal Araújo.

 

“…transcorreu, no último dia 15, o centenário de nascimento de um dos mais ilustres homens públicos do Amazonas, que foi o saudoso Desembargador André Vidal de Araújo.

 

Pernambucano, foi criança para minha terra, levado pelo pai, Dr. Francisco Pedro de Araújo Filho, um dos mais brilhantes advogados do fórum de Manaus na sua época.

 

Lá se formou em direito e se revelou um talento poliédrico, porque era um homem de pensamento e de ação, com presença marcante nas áreas da magistratura, da política e do magistério…”

 

“…Ao ingressar na magistratura, foi o primeiro Juiz de menores da capital e logo se revelou não apenas um grande magistrado, que passou a defender com muita coragem os direitos dos menores, como deu uma dimensão administrativa à Vara de Menores, criando setores de assistência à criança e ao adolescente, inclusive o Instituto Melo Matos, destinado a menores infratores, os quais buscava, com o auxílio de psicólogos e assistentes sociais, recuperar e reintegrar à vida social.

 

Paralelamente, como cidadão, em caráter particular, foi semeando instituições Sr. Presidente. Criou e manteve a Escola Premonitória do Bom Pastor, destinada a meninas órfãs que lá ficavam instalados em regime de internato; criou o Instituto Montessoriano Álvaro Maia, que abrigava menores com deficiência mental, adotando o método pedagógico – revolucionário para a época da grande educadora italiana Maria Montessori; criou e manteve uma creche para filhos de operários em Manaus; e criou, ainda, a Escola de Serviço Social, de nível superior, a qual formou as primeiras assistentes sociais, algumas das quais passaram a trabalhar nas entidades por ele criadas.

 

Ao se aposentar, já como Desembargador, ingressou na política, oportunidade em que foi eleito com um grande número de votos deputado federal pelo então Partido Democrata Cristão, na Legislatura 1951/1954. Não renovou seu mandato e logo abandonou a política completamente desencantado da mesma e da vida parlamentar. Voltou-se a atividades particulares e se dedicou à pesquisa. Foi um pioneiro no campo das pesquisas sociais no Estado do Amazonas, publicando alguns estudos e ensaios que lhe valeram o ingresso no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e na Academia Amazonense de Letras. Das entidades que criou todas desapareceram após sua morte, com exceção da Escola de Serviço Social, hoje incorporada à Universidade do Amazonas.

 

Aquele homem extraordinário não deixou de trabalhar até o último momento de sua vida. Em 1975, aos 77 anos de idade, veio a falecer. Mesmo em seus últimos dias, era ainda muito atuante nos Conselhos Estaduais de Educação e Cultura aos quais também pertenci e onde aprendi a estimá-lo e a admirá-lo ainda mais. Já nutria por sua pessoa uma amizade herdada de meu pai, que foi seu conterrâneo e grande amigo. Como André Araújo conseguiu fazer obra de tamanha envergadura? Só um homem com seu estofo poderia conseguir. Com obstinação, pertinácia, usando seu prestígio, sua simpatia pessoal; ia abrindo gabinetes oficiais e empresariais, e com isso constituiu uma legião de amigos que por meio de verbas orçamentárias, doações de bens, contribuições e de participações voluntárias, conseguiu manter abertas aquelas entidades por muitos anos…”

 

 

BRASIL. Senado. Diário do Senado Federal. Brasília, DF, ano LIII, n° 129, p. 14339-14340, 20 out. 1998.

1.Cadastro

Alunos matriculados nos Cursos de Especialização do CIESA precisarão ser cadastrados na Biblioteca, devido terem seus dados em outro sistema na Secretaria da Pós-Graduação. Para o cadastro é necessário solicitá-lo na Biblioteca e estará disponível em 24 horas.

 

2.Empréstimo Domiciliar

Usuários devidamente cadastrados e ativos no Sistema deverão apresentar no ato do empréstimo um documento com foto. Alunos e funcionários poderão emprestar até 03 títulos durante 07 dias corridos, os docentes podem emprestar até 05 títulos.

 

3.Consulta Local

Usuários devidamente cadastrados e ativos no Sistema deverão apresentar no ato da consulta um documento com foto. As especificações para cada perfil de usuário pode ser verificada no Regulamento Interno da Biblioteca, no Apêndice A (Formas de Empréstimo por Usuário).

 

4.Reserva(serviço em teste)

Para as publicações emprestadas podem ser feitas reservas diretamente no Sistema da Biblioteca. É necessário o resgate da obra em até 24 horas, após sua devolução, caso contrário a reserva será anulada.

 

5.Atraso ou Extravio de Obras

O atraso na devolução dos livros implicará em pagamento de multa de R$ 2,00 (dois reais) por dia de atraso, sobre cada livro emprestado. O não pagamento da multa acarretará na suspensão do empréstimo e da consulta local das obras da Biblioteca. Quando constatado extravio ou qualquer dano ao acervo utilizado, o usuário responsável deverá repor novotítulo ou ressarcir a Instituição com o valor atual da obra.

 

6.Salas de Estudo em Grupo

As Salas de Estudo em Grupo podem ser utilizadas a partir de 2 e até 6 usuários vinculados ao CIESA. Para utilizar as Salas procure o atendimento da Biblioteca.

 

7.Salão de leitura e Cabines de Estudo Individual

Esse ambiente está equipado com 52 cabines para estudo individual e conta com 34 mesas para leitura. O silêncio é obrigatório.

 

8.Ficha Catalográfica

Para solicitar a Ficha Catalográfica os alunos graduandos do CIESA, deverão preencher o Formulário de Requisição disponível no CIESA Educacional.

 

9.Orientações

  1. Solicite ao professor referência bibliográfica: (autor e título) de livro que aborde o assunto ministrado por ele em sala;
  2. Dirija-se ao atendimento da Biblioteca e solicite ajuda para usar os terminais de pesquisa a fim de certificar-se da existência do material bibliográfico indicado pelo professor;
  3. Existindo o material disponível na Biblioteca, anote o número de chamada indicado na tela de pesquisa;
  4. Entregue o número de chamada aos atendentes da Biblioteca e aguarde até a obra ser entregue em suas mãos.

Os alunos da graduação, professores e funcionários não precisam fazer cadastro na Biblioteca, caso já estejam habilitados no Sistema CIESA Educacional. Já os alunos matriculados nos Cursos de Especialização do CIESA, precisarão ser cadastrados na Biblioteca, devido terem seus dados em outro sistema na Secretaria da Pós-Graduação. Para o cadastro é necessário solicitá-lo na Biblioteca e estará disponível em até 24 horas, apresentando ainda documento com foto.

O usuário deve estar ativo no Sistema e deve sempre apresentar documento atual com foto e que tenha assinatura.

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para alunos matriculado, professores e funcionários do CIESA. Você poderá somente utilizar o serviço de consulta local no atendimento a Biblioteca.

Formas de empréstimo por usuário
Tipo de usuário Tipo de Material Quantidade Prazo

Alunos de Graduação

Alunos de Especialização

Funcionários

Livro 3 7 dias corridos
Folheto 3 7 dias corridos
Coleção Especial 3 Consulta Atendimento
Periódico 3 Até Final do Expediente
CD 2 Até Final do Expediente
DVD/VHS 2 Até Final do Expediente
Professores Livro 5 14 dias corridos
Folheto 5 10 dias corridos
Coleção Especial 8 Até Final do Expediente
Periódico 5 14 dias corridos
CD 2 2 dias corridos
DVD/VHS 2 2 dias corridos

Sim, desde que sejam de anos de publicações diferentes.

Sim. O sistema envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado. Caso não receba o aviso por questões técnicas do Sistema ou informação desatualizada, não isenta os usuários de pagamento de multas por atraso.

Sim. Para facilitar o atendimento é importante que se tenha o número de matricula e/ou nome do usuário que retirou o material na Biblioteca.

Algumas publicações, devido ao seu tipo ou demanda, não podem ser emprestadas. Por exemplo: dicionários, enciclopédias, guias, relatórios técnicos, tcc’s entre outros, são considerados Obras de Referência, mantidas permanentemente na Biblioteca para consulta local.

No Sistema siga o caminho: biblioteca > serviços de usuário > histórico de empréstimos.

Sim. Materiais em atraso podem ser devolvidos independentemente do pagamento da multa. O vencimento da multa será no dia posterior a data da devolução. Os usuários com itens em atraso e/ou multas pendentes, tem seu cadastro bloqueado para empréstimos, renovações e reservas até a regularização da pendência, estando ainda impossibilitado de renovar matrícula.

Sim. Mas ressaltamos que a responsabilidade sobre o material emprestado é do usuário que o retirou da Biblioteca.

O valor da multa é de R$ 2,00 (dois reais) por dia para cada livro. No momento do empréstimo, todo usuário toma ciência da data de devolução da obra, sendo ele o responsável pela devolução dentro do prazo estipulado.

Sim. A multa é cobrada por dias corridos.

Diretamente na tesouraria do CIESA (Bloco A) com seu número de matrícula ou imprimindo no Sistema CIESA Educacional o GRU (Guia de Recolhimento da União) e pagando nas agências bancárias.

Não. Estes serviços estarão disponíveis somente após sanar sua pendência. Tendo multa em aberto, o aluno também estará impossibilitado de renovar a matrícula.

Em quaisquer das circunstâncias, o usuário deverá repor a Biblioteca outro exemplar semelhante ao extraviado ou danificado. O usuário deve comunicar de imediato a Biblioteca para evitar a cobrança da multa por atraso. Caberá ao bibliotecário estabelecer o prazo para reposição ou substituição do material. Se o sinistro for informado a Biblioteca após a data prevista para a devolução, o usuário será responsável pela reposição do material, assim como o pagamento da multa referente aos dias em atraso.

Em se tratando de material ou edição esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra, de valor equivalente, a critério do bibliotecário.

Em caso de roubo ou furto, não será aceito Boletim de Ocorrência (BO) para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico e/ou do pagamento de eventuais multas por atraso na devolução do mesmo.

Cada usuário pode renovar seus materiais até 1 (uma) vez. O serviço de renovação não pode ser efetuado por e-mail ou telefone.

A renovação dará direito a mais 3 (três) dias de empréstimo.

Não, porém faça sua renovação com antecedência, pois caso haja reserva você não poderá renová-lo, ou seja, terá que devolvê-lo na data de vencimento.

Não. Nos recessos escolares a Biblioteca aplica atividades internas, estando disponíveis somente os empréstimos de consulta local.

Não. Se possuir devoluções em atraso e multas em aberto, ficam indisponíveis os serviços de empréstimos, renovação e reserva de materiais.

Não. Obras com reservas não podem ser renovadas. A biblioteca funciona como intermediária dos interesses dos usuários. Se um usuário reservou uma obra é porque tinha necessidade de utilizá-la. A reserva tem prioridade sobre a renovação para que todos os usuários tenham acesso a todos os materiais por pelo menos um período de empréstimo.

A reserva ficará disponível até o dia seguinte da devolução da obra. Caso o material não seja procurado dentro desse prazo, a reserva será anulada e transferido o direito de reserva ao próximo da lista de solicitação. As reservas deverão ser retiradas no Balcão de Empréstimo da Biblioteca.

Atenção:Cabe ao usuário a responsabilidade de verificar, diariamente, se a obra reservada por ele está disponível.

O usuário receberá um e-mail informando que o material está disponível, devendo ser retirado o prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

Não. Só poderão ser reservados os títulos que estiverem em situação de “Emprestado” no Sistema.

A Biblioteca André Araújo aceita doações de materiais que atendam às necessidades informacionais dos diversos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo CIESA.

Para realizar a doação é necessário enviar um e-mail a Biblioteca ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) informando o interesse em doar obras, e posteriormente enviaremos um formulário para informar os dados das obras: nome(s)do(s)autor(es),títuloeano de publicação do livro. Posteriormente deve enviar para o e-mail para ser analisada a relevância para a Biblioteca. Os materiais sendo de interesse e atendam a demanda dos usuários da biblioteca, contataremos com o doador para que os materiais selecionados sejam encaminhados à Biblioteca André Araújo.

 

 

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