Ex-Alunos

Calendário

Dezembro
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
Sem Eventos

Avaliação Institucional

..:: 28 Anos de Qualidade em Ensino Superior ::..

Administração

CALENDARIO DE PROVAS 1A NPC (EM 12/03/2014)

  

Duração4 anos

Carga horária total: 3.180

Turno de funcionamentoMatutino, Vespertino e Noturno

Regime de matriculaAnual

Matriz Curricular 

MISSÃO

           Nossa missão é a de formar profissionais em Administração, com base no contexto atual, e diante do cenário futuro que se desenvolve global, especialmente em nosso país, exigindo que o Administrador seja um empreendedor, negociador, estrategista, criador, inovador e agente de mudanças e saiba encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum. Assim busca-se através da construção e desenvolvimento de habilidades humanas, conceituais e técnico disponibilizar conhecimento que permitam aos alunos desenvolverem um processo de auto-questionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar, por si mesmos, às necessidades e aos requerimentos das organizações do mundo moderno.

 

A missão do Curso de Administração se resume em:

 

                                  “FORMAR PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, CAPAZES DE DISSEMINAR O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES A PARTIR DE UM CONHECIMENTO GLOBAL”.

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES

           O Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA se ordena à investigação e à prestação de serviços à comunidade.

           Com base nessa filosofia institucional o Curso de Administração, com suas Linhas de Formação em Comércio Exterior; Gestão Hospitalar; Marketing; Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Produção; Finanças e Tributos; Serviço Público concentrou suas atenções nas mudanças substanciais pela qual o mundo tem passado e as sucessivas ondas de inovações tecnológicas, geradas por transformações radicais e imagináveis que forçam o curso a se adaptar,a adotar currículos flexíveis e a capacitar o profissional para atuar e intervir nesse contexto holístico.

           A capacidade de analisar, abstrair, discernir, decidir eticamente e elaborar projetos estratégicos de desenvolvimento, buscando alternativas para o crescimento econômico, passou a fazer parte do dia-a-dia empresarial, portanto, da filosofia, missão e objetivos do curso.

           Em virtude das rápidas mudanças, o saber humano sofre um processo de fragmentação, gerando necessidade urgente e inquestionável de se praticar e vivenciar a interdisciplinaridade na prática diária como resposta concreta à pesquisa, ao ensino e à extensão, passando a compor também a estrutura e essência do curso, rumo à interdisciplinaridade.

           A partir das mudanças comportamentais emergem positivamente a aprendizagem, a qual é obtida pela aquisição e assimilação de informações, bem como pelo desenvolvimento de atitudes e de habilidades que formem e capacitem os estudantes à atuação prática diária.

           Os princípios norteadores do presente Projeto Pedagógico do Curso de Administração, com suas Linhas de Formação do CIESA, baseia-se num conhecimento que visa:

           a)          Ênfase nos conteúdos de formação profissional: Teorias da Administração, Marketing, Administração da Produção,  Administração de Recursos Humanos, Administração Financeira e Orçamentária,  Logística;

           b)          Interdisciplinaridade;

           c)            Valorização da formação experimental;

        d)          Visão humanística alcançada por meio da de formação, contendo disciplinas como Filosofia, Psicologia, Sociologia e estudo da relação entre Gestão, Tecnologia e Sociedade.

OBJETIVOS DO CURSO

            Os objetivos citados neste documento são os vigentes para o curso, contudo, estão em permanente revisão, avaliação e alteração, em função da LDB, das Diretrizes Curriculares e das novas perspectivas por elas oferecidas para o redirecionamento dos cursos universitários em geral. Vale ressaltar que, neste trabalho de revisão, o Curso de Administração do CIESA conta com a comissão de curso que se reúne para tratar destes e dos demais assuntos em relação à matriz curricular, direcionamentos e posicionamentos do curso junto à comunidade acadêmica.

Objetivo Geral

Formar profissionais habilitados para acompanhar e antecipar as mudanças e alcançar resultados nas organizações, buscando por meio da visão multidisciplinar desenvolver habilidades conceituais e humanas que, aliadas à competência técnica e à visão de negócio, associada ao conceito de sustentabilidade empresarial ambiental e social, proporcionem uma cultura de inclusão. 

 Objetivos Específicos

·         Formar bacharéis em Administração, aptos para atuarem em um mundo globalizado e em constante mudança;

·         Preparar o administrador para exercer suas funções nas empresas públicas, privadas  e em todas as instituições em que a sua ação seja pertinente;

·         Desenvolver relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito mútuo e de participação responsável e criadora entre os alunos, preparando-os para opções conscientes em relação às realidades profissionais em que atuarão;

·         Incentivar o aluno a participar de pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de todas as áreas de Administração, tanto em organizações públicas quanto privadas;

·         Criar vínculos com a comunidade no sentido de estabelecer a interação empresa-escola por meio da Empresa Junior.

·         Fortalecer a classe do profissional de Administração respeitando as normas do Conselho Federal de Administração e do Ministério da Educação.  

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 a)      Desenvolver a comunicação corretamente nos documentos técnicos-  específicos, bem como nas relações interpessoais, de forma a  auxiliar na interpretação da realidade das organizações;

 b)      Desenvolver raciocínio lógico, critico, e analítico operando com valores e formulações quantitativas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;

  c)       Interagir criativamente em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

  d)      Compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;

  e)      Lidar com modelos de gestão inovadores;

  f)        Ordenar atividades e programas, identificar e dimensionar riscos para tomada de decisões;

  g)      Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional;

 h)      Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional;

 i)        Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional;

 j)        Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo e atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional interado.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

           O Curso de Administração do CIESA, no processo pedagógico de formação de seus profissionais, busca desenvolver habilidades conceituais, humanas e técnicas, por meio do processo de construção do conhecimento e da aprendizagem.

           Assim, procura-se garantir que o aluno ao graduar-se assuma sua identidade como Administrador, com capacidade para trabalhar em situações de mudança, para decidir face às variáveis e peculiaridades regionais, nacionais em nível socioeconômico, político e cultural.

           Portanto, o graduando do Curso de Administração, deve possuir o seguinte perfil:

·         Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;

·         Competência para compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;

·         Capacidade para aliar competências técnicas ao fator humano, associar  visão de negócio à responsabilidade social e, acima de tudo proporcionar uma cultura de inclusão.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

             O profissional de Administração atua em empresas públicas, privadas, ocupa cargos executivos de gerência ou direção, é responsável pelo planejamento e funcionamento das empresas nos mais diversos setores: comercial, industrial, financeiro, consultorias e outros. Pode ainda exercer outras funções ou carreiras e, sobretudo, criar e administrar sua própria empresa, atuar em atividades comerciais, pesquisando e analisando o mercado, o produto e o comportamento do consumidor.

Ciência da Computação

Ciência da Computação
Duração: 4 anos
Turno de funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno.
Regime de matricula: Anual

O curso de Ciência da Computação tem como objetivo a formação de um profissional cuja principal competência é a de desenvolver de todo tipo de software, desde sistemas de infra-estrutura tais como sistemas operacionais, sistema de comunicação, até aplicações tecnológicas como navegadores para a web, banco de dados, como também ambientes integrados de desenvolvimento. O que também garante que o curso de Ciência da Computação do CIESA seja de qualidade é o fato de que a construção de sua estrutura curricular foi inteiramente baseada nas Diretrizes Curriculares, propostas pela Sociedade Brasileira de Computação, foram contempladas da melhor forma possível, tendo como núcleo as disciplinas que serão avaliadas pelo ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudante.

Matriz Curricular

1º ao 4º ano

Periódicos Ciência Computação

Biblioteca digital mundial

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT 

Brasiliana Eletrônica

Cultura Acadêmica-UNESP

Free Software Magazine

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT 

Livre!

Michaelis

Portal de Periódicos Livres da CAPES 

PROSSIGA - Bibliotecas Virtuais Temáticas 

Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal - REDALYC

RepositóriUM

Scientific Eletronic Library Online - SCIELO 

Your Dictionary

CHICAGO JOURNAL OF THEORETICAL COMPUTER SCIENCE

COMPUTATIONAL AND APPLIED MATHEMATICS

COMPUTER MEDIATED COMMUNICATION MAGAZINE (CMC MAGAZINE)

CONTROLE E AUTOMAÇÃO: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AUTOMÁTICA (SBA)

DISTRIBUTED SYSTEMS ENGINEERING

E-LEARNING MAGAZINE

EDUCAUSE QUATERLY

EPTIC: REVISTA DE ECONOMÍA POLÍTICA DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y DE LA COMUNICACIÓN

I/S NEWSLETTER

INFORMS JOURNAL ON COMPUTING

JOURNAL OF THE BRAZILIAN COMPUTER SOCIETY

MITSUBISHI ELECTRIC ADVANCE

REVISTA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

REVISTA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA : RIT

REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA : RITA

TENDÊNCIAS EM MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL : TEMA

UBIQUITY

 

Instalações
Eventos

 

Ciências Contábeis

Ciências Contábeis
Duração: 4 anos
Carga horária total: 3.304
Turno de funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno
Condição legal: Reconhecido pela Portaria nº. 378 de 5/3/91 DOU nº. 51 15/3/91
Regime de Matrícula: Anual

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis tem como objetivo a formação de profissionais dotados de competências e habilidades, capazes de desempenhar suas atividades com proficiência no uso da linguagem contábil, e possuam visão sistêmica, holística e interdisciplinar; elaborem relatórios que atendam aos diversos usuários da informação contábil; busquem articulação e liderança de equipes para captação de dados e geração de informações contábeis; desenvolvam, analisem e implantem sistemas de informação contábil e de controle gerencial, exercendo com ética as atribuições e prerrogativas que são prescritas para o futuro profissional, buscando o pleno cumprimento de sua accountability perante a sociedade.
O futuro profissional pode se direcionar à Contabilidade e Finanças Corporativas em que é enfatizado o acompanhamento da legislação e das técnicas dos negócios empresariais, ou para Auditoria e Controladoria que visam avaliar o uso dos recursos da organização, dos controles internos, e a adequação das Demonstrações Contábeis em que as competências gerenciais, a atualização técnica e da legislação são mais requisitadas.

Matriz Curricular 

Instalações

Ciências Econômicas

Ciências Econômicas
Duração: 4 anos
Carga horária total: 3.300
Turno de funcionamento: Noturno
Condição legal: Reconhecido pela Portaria nº 378 de 5/3/91 DOU nº 51 15/3/91
Regime de Matrícula: Anual

O Curso de Ciências Econômicas tem por objetivo a formação de profissionais identificados com a realidade socioeconômica brasileira. Caracteriza-se pelo pluralismo metodológico, com sólida formação teórica, histórica e instrumental.
As competências e habilidades desenvolvidas, ao longo do curso, possibilitam aos profissionais uma visão holística e sistêmica, permitindo desenvolver raciocínio lógico e capacidade dissertativa, além disso, lidar com conceitos teóricos e utilizar instrumental econômico, na análise dos fenômenos socioeconômicos.
Visa proporcionar a formação para tomada de decisão, em nível microeconômico e macroeconômico, e em economia industrial e economia de negócios em questões de desenvolvimento sustentável, planejamento e estratégias empresarias, gestão ambiental, análise de investimentos e inteligência tecnológica.

Projeto Pedagógico Ciências Econômicas

Matriz Curricular

Relação de professores Economia Titulação 2012
Instalações

Eventos
1. III Fórum sobre Meio Ambiente da Amazônia